terça-feira, novembro 29, 2005

Privatizar, Privatizar e Privatizar

aqui tomei posição clara sobre o que penso das empresas públicas e sobre o que acho que, na generalidade (senão mesmo na totalidade) se lhes deve fazer.

Os casos, as incompetências na gestão, os lugares para os boys, os buracos crónicos, as derrapagens orçamentais vão-se sucedendo e eu não consigo entender como nada se faz, como continuamos todos a financiar este estado de coisas.

Como é que ao fim de tantos anos de empresas públicas e de gestores públicos exista ainda alguém que acredite que o Estado tem que intervir directamente nas empresas, tem que ser jogador e não mero regulador?

Como pode a sociedade civil, a sociedade que não depende do Estado, os que nada têm a perder com um sistema meritocrático tolerar este estado de coisas?

Mas mais espantoso que a incompetência é sabermos que a administração reconhece as irregularidades e que o Ministro da tutela e o Presidente do Tribunal de Contas resolvem não comentar! Enfim... Será que estão à espera que nos esqueçamos? Será que é isto que entendem por accountability?