quarta-feira, novembro 30, 2005

TGV

Não obstante todo o projecto do TGV em Portugal se englobar numa medida de cariz orçamental claramente orientada no sentido de aumento de Gastos Publicos num espírito Keynesiano, a verdade é que, a confirmar-se a irreversibilidade desta decisão, o melhor é mesmo optar-se pela alternativa que mais vantagens traga ao País.

Lisboa-Porto

Esta ligação já é feita por comboio pendular e por avião. Foi considerada a principal ligação a ser feita por TGV pelo Governo 3 dias antes da cimeira Iberica; 3 dias depois preterida em função da ligação Lisboa-Madrid. Custa me a crer que esta ligação possa sofrer significativas melhoras com o TGV, so com a redução de alguns minutos face á ligação do comboio pendular.

Lisboa-Madrid

Considerada primordial para as ambições do País DEPOIS da cimeira Ibérica. A ligação Lisboa-Madrid é por agora, perfeitamente assegurada pela ligação aérea. Ainda para mais quando a OTA estiver completa. Ora, afinal a quem é que serve o TGV? Qual é o porto de Portugal mais perto do centro de espanha? Lisboa? Não...Aveiro! Mas qual é o maior centro económico português mais perto de Espanha? Obvio, Lisboa. Então, meus amigos, quem é que esta ligação de TGV serve? Não são os interesses portugueses, com certeza.

Porto-Vigo

Ligação de alguma forma importante, mas de forma alguma primordial e urgente, comparando com a ÚNICA ligação que de facto alteraria o panorama de centralidades do País, fornecendo, do mesmo modo, um grande veículo de incentivo à actividade económica em portugal:

AVEIRO-Salamanca

De facto, o Porto de Aveiro é o mais próximo do centro de Espanha. O único capaz de competir e criar problemas de competitividade aos portos do norte de Espanha. Uma ligação que potencia o desenvolvimento do porto de Aveiro, da região de Aveiro e de todo o tecido empresarial do Norte! Ainda mais tendo em conta o veículo previligiado que será o TGV num contexto de exportações / importações para o mercado nacional, colocando Aveiro como centro de Portugal, diminuindo distancias entre Porto e Lisboa, sem criar desequilibrios. Inequivocamente o único projecto viavel a curto prazo é este!

1 Comments:

At 2:35 da tarde, Blogger VR said...

Magnífico blog este!

Como ando a ver se também divulgo o meu umbigo ORTOGAL, convido-os a disfrutar, entre outras coisas interessantes, do post intitulado:

Paulo Morais - Uma Voz da IV República!

em www.oortogal.blogspot.com

Saudações a todos, e obrigado pela vossa visita

VR

 

Enviar um comentário

<< Home