domingo, janeiro 15, 2006

TGV = 7.100.000.000,00€


De certo que já todos nós nos interrogamos sobre o que se poderia fazer/construir com os 7.100.000.000,00€ (sete mil e cem milhões de euros) que o governo socialista pretende gastar na construção do TGV.

Para os que não encontraram nenhuma solução para este enorme número, deixo aqui alguns exemplos:

- Pagar 30 milhões de Pensões
- Pagar 18 milhões de Salários Mínimos
- Pagar 8 milhões de Propinas
- Construir 8 Pontes Vasco da Gama
- Construir 9 Hospitais
- Construir 4 Barragens do Alqueva
- Construir 3 Autoeuropas


Dá que pensar...

2 Comments:

At 8:19 da tarde, Blogger João Salviano said...

Caro Paulo, nada que 100 jackpots consecutivos do euromilhões não resolvam ;)

Apesar do preço eu julgo que o TGV é um projecto interessante e útil a Portugal que atrairá um maior investimento no país e que o desenvolverá lançando-o para um futuro melhor!

O meu problema não é tanto com o TGV mas mais com a OTA, é que mesmo estando de acordo com a construção de um novo aeroporto internacional para Lx, parece-me que o projecto da OTA é uma "burrice á portuguesa"! Construir de raiz um aeroporto cuja longevidade prevista é de 20/30 anos é assumidamente gozar com os contribuintes e com os cidadãos do nosso país!

 
At 2:57 da manhã, Blogger ddc said...

Caro Paulo,
Os meus parabéns, conseguiste lançar a discussão e muito mais importante do estarmos todos logo de acordo é que sejamos capazes de discutir, de lançar ideias e depois tomarmos um decisão.

Quanto a mim, julgo que o TGV não passa de uma vontade típica de novo rico (que nem sequer somos) e sinceramente tenho muitas dúvidas sobre a sua bondade.

Não será o investimento público do costume!!

Num país que não tem Aveiro (e o Porto) ligados convenientemente a Madrid ou a Vigo por comboio (razoável) vale a pena fazer um TGV?

Não nos bastará um comboio de velocidade elevada?

Por outro lado, a fazer-se o TGV temos que discutir as linhas em si. Parece que a única que era desde logo rentável (mista de passeiros e mercadorias Aveiro Salamanca) já não será feita...

A ligação de Madrid privilegia Lisboa em detrimento de todo o Norte do País (sendo certo que Aveiro e Madrid se encontram à mesma latitude). Para um país como Portugal não eria preferível a linha em T deitado?

Enfim, comecemos a discussão e façamo-la fora de portas, aberta a todos!

PArabéns e obrigado Paulo pela iniciativa

 

Enviar um comentário

<< Home