terça-feira, fevereiro 07, 2006

CDS toma posição


Sonae Lança OPA sobre a Portugal Telecom > 2006-02-07 14:23


CDS elogia coragem da Sonae e aconselha Governo a não interferir

DE com Lusa

O CDS-PP elogiou hoje "a saudável coragem" da Sonae, que lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom, e defendeu que o Governo não deve interferir neste processo.

"Salvaguardados os interesses do Estado português e dos consumidores, o respeito pelo princípio da concorrência, não vejo queargumentos pode usar o Estado para impedir este movimento, ainda por cima levado a cabo por um grupo nacional", sublinhou o deputado do CDS-PP António Pires de Lima, em declarações à Lusa.

Para o ex-dirigente democrata-cristão, "em ambientes de concorrência deve deixar-se funcionar o mercado", considerando que esta será a melhor garantia de "eficiência e transparência".

A Sonae anunciou segunda-feira o lançamento de uma OPA sobre a Portugal Telecom, condicionando o sucesso da operação à restrição dos poderes do Estado, que tem uma "golden share" na empresa, ou à aceitação do plano de reestruturação da empresa.

Por outro lado, Pires de Lima elogiou "o acto de saudável coragem" da Sonae, ao disponibilizar-se para um mega-investimento em Portugal.

"O CDS não pode ficar indiferente a esta disponibilidade corajosa por parte de um grande grupo nacional", salientou, salvaguardando que será necessário conhecer melhor o teor da operação para se poderem fazer mais comentários.

in DE 2006-02-07