domingo, fevereiro 05, 2006

Desabafo

Com franqueza sempre me deixou louco a comparação com outros Paises. Não por autismo, não por achar que o melhor passa pelo "orgulhosamente sós", não por achar que não devemos olhar para fora, que não devemos aprender com os outros. Aliás, nestas matérias poucos povos (porventura nenhum) têm tanta autoridade como Portugal. Somos histórica e culturalmente africanistas e atlantistas, sem perder de vista que somos Europeus por direito próprio.
Mas estar sempre a dizer: tal como se faz na Alemanha, tal como já existe na França. Este discurso leva-me quase a um ataque de nervos!
Cada país é um Estado Soberano que toma, em liberdade, as suas opções, de acordo com as suas vontades, necessidades ou adequação.
O discurso "os outros já têm" é, aliás, profundamente demagógico porque geralmente apenas aplicável a medidas parcelares.
Exemplo claro, uma vez mais, da profunda demagogia do Bloco de Esquerda é a sua descoberta (a propósito dos casamentos homossexuais) que a Espanha é um País muito desenvolvido e moderno; não quererá o Bloco também defender a energia nuclear que há muitos anos existe do lado de lá da fronteira?