domingo, fevereiro 05, 2006

Alcool!

Este fim de semana estou em Berlim no grupo de trabalho do Forum Europeu da Juventude sobre Alcool e os jovens. Este grupo tem como missão definir quais são, no seu entender, as medidas e preocupações que devem ser abrangidas por uma política europeia sobre a prevenção e redução dos danos causados pelo consumo excessivo de alcool.
Para aqueles que já se estão a rir, e a gozar comigo, devo dizer-vos que esta é uma das àreas políticas mais interessantes e complexas que existe. Apesar de parecer que esta é uma questão puramente ligada à saúde pública, as suas ramificações são tão extensivas que acabamos a falar de finanças, economia, comércio, publicidade, assuntos sociais, justiça, enfim, num infindável rol de àreas políticas todas interligadas e que nos ensina muito como funcionam os lobbies e como deve funcionar uma política que tenha por objectivo o bem público, conjugando todos os interesses em conflicto de forma satisfatória para todos, mas sobretudo justa!
Até começar com este trabalho, há um ano atrás, nunca teria sido capaz de imaginar a pertinência e importância do trabalho político nesta àrea, e acredito, mesmo, que na JP deviamos olhar para esta problemática e discuti-la também, oferecendo ao país uma verdadeira campanha de combate ao consumo excessivo de alcool, sobretudo pelos jovens, observando o impacto prejudicial que isto tem em Portugal, e oferecendo soluções para este problema.
Prometo que em breve farei outro post sobre esta matéria, com ideias mais concretas sobre como devemos, e podemos, trabalhar esta questão.