segunda-feira, janeiro 30, 2006

O Papa Liberal

O ZPA do "E depois do Adeus" escreveu o seguinte:
O PAPA LIBERAL? "Um Estado, que queira prover a tudo e tudo açambarque, torna-se no fim de contas uma instância burocrática, que não pode assegurar o essencial de que o homem sofredor — todo o homem — tem necessidade: a amorosa dedicação pessoal. Não precisamos de um Estado que regule e domine tudo, mas de um Estado que generosamente reconheça e apoie, segundo o princípio de subsidiariedade, as iniciativas que nascem das diversas forças sociais e conjugam espontaneidade e proximidade aos homens carecidos de ajuda." – Carta Encíclica “Deus Caritas Est” do Papa Bento XVI

A este propósito julgo que se deve assinalar o seguinte:

1. A grande verdade é que o princípio da subsidiariedade começou a ser construído pela Igreja Católica, se não estou em erro em plena idade média.
2. Este post vem confirmar o que há muito penso: podemos ser, ou não, Crentes, mas não podemos desprezar ou minimizar a importância da Igeja Católica na formação da sociedade (porventura, civilização fosse melhor) portuguesa e europeia.
3. O que mais me impressiona não é o podermos qualificar este Papa como liberal, o que me impressiona é que este Papa (que não me parece que seja liberal) tenha sentido a necessidade de reafirmar, passados tantos anos (séculos) esta ideia tão básica.
Não deviamos já ter aprendido?

1 Comments:

At 11:42 da manhã, Blogger Carlos Martins said...

Perdoem-me o romantismo, mas nunca é demais lembrar a necessidade do amor na vida do ser humano...

 

Enviar um comentário

<< Home