A democracia-cristã personificada
Foi ao nível pessoal um dos momentos mais marcantes pelo qual passei em toda a minha vida o de hoje á noite, na tertulia com a presença do Prof. Doutor Adriano Moreira na CUFC em Aveiro.A lucidez e a sabedoria da vida são impressionantes, aliada a um brilhantismo só ao alcance dos mais dotados intelectualmente.
À entrada um ilustríssimo aveirense confidenciava-me "este senhor não é um intelectual, é um sabedor, porque intelectuais há muitos, basta ir ali ao café ao lado...".
E nada de mais acertado. Impressionante a clareza mental de um dos grandes democratas-cristãos portugueses.
Falou-se de cidadania, de política, de estratégia, de valores, do futuro.
De cidadania porque "a tolerância é so para aquilo que nao gostamos, quando o que é preciso é respeito":
De política porque "há falta de liderança na Europa", falta alguém que tenha coragem política para indicar o caminho. Ou porque "Portugal sempre foi grande diplomata, o melhor a seguir ao Vaticano". Ou porque "a Bíblia fala em trabalhos de Deus, que os viu e disse que eram bons, mas nenhuma dessas criações era o Estado, o Estado é uma invenção do Homem".
De estratégia porque "temos que fazer fronteiras amigáveis, em vez de expandir a união". "É preciso fazer fronteira amigável com a Russia, com a Turquia, e não enveredar por problemas como o dos curdos, do reconhecimento do Chipre, dos direitos humanos, do mundo islamico com o qual a Turquia tem fronteiras, uma fronteira amigável é suficiente".
De valores porque "a roda tem um eixo, e não é o eixo que anda". Toda a sociedade evolui "e o tempo é mais rápido que a sociedade que o acompanha", e a roda pode rolar, mas tem que manter o seu eixo, os seus valores, as suas bases.
De futuro porque "a investigação e o ensino deviam ser despesas de soberania", pois só atraves do conhecimento e da sabedoria se pode evitar "que Portugal se torne num Estado exíguo". Porque "Ciência e saber pouco são sem sabedoria": um investigador americano concluiu apos testes atómicos que "nenhum governo deveria possuir conhecimento nuclear" e apesar da ciencia e o saber o terem levado a investigar e testar o armamento nuclear, foi a sabedoria que o levam a recomendar evita-lo, mesmo que tal custasse a sua carreira...
Por isso meus amigos, este dia marcou-me, mudou a minha forma de ver o mundo. Este é sem dúvida um grande senhor, das mentes mais brilhantes do nosso País. E cujo passado é a todos os níveis notável! Infelizes daqueles que perderam uma oportunidade de escutar e beber e absorver cada palavra do Prof. Doutor Adriano Moreira. E que para que conste, curiosamente é do CDS!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home