quinta-feira, dezembro 29, 2005

mérito

Após a divulgação dos aumentos salariais e de pensões sugeridos pelo actual Governo eis que surge uma verdadeira revolta entre os sindicatos. Não obstante ser verdade que o poder de compra tem vindo a diminuir e de nao haver aumentos reais nos salários ha varios anos, o facto é que os aumentos salariais devem acompanhar o aumento de produtividade, não devendo ser indexados à inflação, sob o risco de se potenciar mais inflação, o que no caso de uma pequena economia dentro do contexto da moeda única, apenas quer dizer mais custos para a entidade patronal, sem correspondente retorno na produtividade, o que, em última análise, significa desemprego no longo prazo. Mas nem sequer era sobre isto que me queria debruçar desta vez, dado que concordo com a restrição nos aumentos imposta, pelo menos em termos gerais.

Eu queria antes focar um ponto, que do meu ponto de vista abre precedentes alarmantes. Estou-me a referir aos aumentos desiguais das reformas.

Ora, não querendo eu por em causa o facto de algumas reformas serem insuficientes para a sobrevivencia, não me parece de todo justo que se aponte o dedo aos que tem reformas superiores. E isto porque a lógica por detras desta medida é perigosa. Mais que perigosa, é ao melhor estilo Leninista, nos tempos que alguns insistem em chamar áureos da ex União Sovietica. A lógica de que quem tem melhores salários é culpado pelos menores salários. É a logica que pressupoe que quem aufere mais rendimentos não fez nada por isso, nao teve mérito. Não ponho em causa que ha de facto salarios extremamente baixos e tal é muitas vezes injusto. Mas não obstante, não é crime nenhum merecer salário elevado; não é crime enriquecer; não é crime tentar ser-se melhor!

Mas pior que isso: quanto mais se tenta "igualizar" a sociedade, pior o seu bem estar geral. E passo a explicar: quanto mais impostos alguem tiver que pagar, quer pelos dividendos, quer pelas mais valias realizadas em bolsa, quer até por pagar mais IRS nos escalões mais elevados, maior será o incentivo para tentar ser melhor onde o mérito seja mais reconhecido pelo Estado. Mais investimento foge, mais cerebros tentam a sua sorte no estrangeiro. O mérito é que faz a sociedade avançar, não é a mediania.