segunda-feira, janeiro 16, 2006

As Minhas razões para (talvez) votar Cavaco

Meus caros amigos,

Que estas eleiçoes presidenciais pouco dizem ao CDS-PP e à JP, ja todos sabem. E não por desrespeitarmos a figura do Presidente, mas antes pela atitude, princípios e convicções dos candidatos que pouco ou nada se enquadram no nosso espaço político.

Não vou tecer qualquer comentário depreciativo quanto aos candidatos de extrema esquerda (guardo esses comentário para logo à tarde na rádio, quando estiver frente a frente com representantes dessas organizações), vou apenas enaltecer a coragem política de Manuel Alegre em confrontar o PS e em introduzir a palavra "Pátria" no léxico político nacional. Mas pouco mais posso dizer em favor deste candidato tao vazio de ideias e conceitos...

Mário Soares para mim, apesar de não concordar com 95% das suas decisões políticas nos últimos 30 anos em Portugal, não deixa de ter tido um papel determinante na Historia Portuguesa. Como tal, penso que se deveria ter ficado com o estatuto que por todos seria reconhecido de "senador", em vez de querer forçar a sua permanencia na política activa. E o mal ja vem da sua candidatura ao parlamento europeu. Não tinha a minima necessidade de se expor desta maneira. Os eleitores julga-lo-ão, quer se acham que a sua idade é impeditivo, quer se as suas faculdades continuam intactas ou mesmo se é este o perfil de Presidente que desejam em Belém. Definitivamente, não é o meu perfil de candidato. Não tenho nada contra o Humanismo, mas o ser humano é racional, é o que nos distingue dos animais; mas a Economia é uma ciência Humana, e por mais que se discuta, muitos das suas teorias ja foram testadas, experimentadas, pelo que não se pode rejeitar de forma leviana as convicções liberais que Soares acusa Cavaco de ter. Infelizmente não é bem assim...

Finalmente, Cavaco. Em linguagem económica, Cavaco é o meu candidato óptimo, não o meu candidato ideal. É o que maximiza a minha utilidade marginal para PR em função da minha curva de preferencia.

Mas Cavaco é também uma personagem estranha, cheia de contradições e cheia de lados obscuros, ou lunares, como diria o Carlos Tê na musica do Rui Veloso...

Cavaco é economista liberal, mas socialmente "preocupado". Cavaco define-se como rigoroso e objectivo, e faz caretas fingindo não saber das declarações do dia anterior de Santana. Cavaco é ultrapartidário, mas fala em "apoio do PSD e de outro partido". Cavaco é da escola neo-liberal, mas ajudou engordar o Estado. Cavaco é liberal, mas so privatizou o que quis. Cavaco é socialmente responsável, mas foi um dos maiores criadores de jobs para o PSD. Cavaco é de origens humildes, mas nao gosta do povo. Cavaco é de centro direita (?) e agora canta a "Grandola Vila Morena" ? Cavaco é e sempre foi um tecnocrata e agora "o povo é quem mais ordena" ?!

Ainda assim, as opções sao poucas na hora de votar:

1. ou voto em branco, e estou a favorecer a esquerda porque estes votos legalmente nao contam para o total de votos a considerar para o universo de eleição de 50%+1.

2. ou voto nulo, correndo o risco também de continuar a ter um PR de esquerda assumida e revanchista contra a direita.

3. ou voto Cavaco e espero que o primeiro PR da não-esquerda não se transforme no nosso pior pesadelo, promulgando uma nova lei eleitoral ou pior ainda, transformando o seu mandato numa demonstração de como alguem se pode moldar à situação politica do momento, esquecendo as suas convicções.

A principal razao que me leva a apoiar Cavaco no âmbito da JP é o facto de nada termos a ganhar excluindo-nos.

A principal razão que me leva a apoiar Cavaco em Aveiro, é esforçar-me por não quebrar nem abrir brechas numa coligação que está na Camara Municipal.

Como vêem, poucas são as minhas razões e ainda menos as convicções. Mas eu nao vou querer ser responsabilizado por ver Alegre ou Soares na Presidência da Republica...