segunda-feira, janeiro 16, 2006

Microsoft forma 4 mil desempregados têxteis


Projecto "Tecnologia, Inovação e Iniciativa" pretende atribuir competências em novas tecnologias

Depois do têxtil... as novas tecnologias. Trocar os tecidos pelo computador. Usar o teclado em vez das máquinas e teares. Enfim, adquirir competências que lhes permitam trabalhar com as novas tecnologias.
Este é o principal propósito do projecto-piloto "Tecnologia, Inovação e Iniciativa", desenvolvido pela Microsoft Europa, que está agora a ser implementado em Portugal.
Trata-se de uma experiência piloto no sentido de apoiar o combate ao desemprego. Por isso, o público-alvo do projecto são os desempregados do sector têxtil, uma população maioritariamente constituída por pessoas com baixa escolaridade e idade superior a 45 anos.
O projecto "Tecnologia, Inovação e Iniciativa" é lançado hoje, no Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (CITEVE), em Famalicão e, contará com a presença do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva e do director-geral da Microsoft Portugal, João Paulo Girbal. Na sessão de apresentação estará ainda o Comissário Europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla e o presidente do CITEVE, António Amorim.
O edil famalicense, Armindo Costa estará presente na iniciativa, onde abordará o tema "A importância da Indústria Têxtil e do Vestuário no Vale do Ave".
Para já, o projecto envolverá a região Norte, estando previsto que no período de três anos consiga abranger quatro mil desempregados.
O objectivo principal do programa é fornecer competências básicas sobre as novas tecnologias às pessoas desempregadas, nomeadamente oriundas da indústria têxtil, dando desta forma um contributo para que elas possam adaptar-se a novas actividades profissionais. Além destes intuitos, pretende-se ainda, motivar as pessoas a abarcar novos desafios, dando-lhe motivação, não só através das competências ao nível da informática, mas também na divulgação de mecanismos de inserção profissional.
O projecto desenvolve-se em três níveis acesso, elementar e completo. O programa, desenvolvido pela Microsoft, tem como parceiro o CITEVE, onde desde meados de Dezembro o projecto tem estado a desenrolar-se. Para além do CITEVE, a iniciativa decorrerá na Covilhã (em Fevereiro), em Guimarães, estando ainda por definir um outro local.

Alexandra Lopes
in Jornal de Notícias