quarta-feira, maio 10, 2006

AM Aveiro

« «Contas do PS» aprovadas

O Relatório de Gestão, Prestação de Contas e Balanço Social de 2005 da Câmara de Aveiro foi aprovado pela Assembleia Municipal (AM). O documento contou com 36 votos favoráveis de PSD, CDS/PP e PS, merecendo a abstenção de Bloco de Esquerda e PCP.

A actual maioria camarária, composta por PSD e CDS/PP, apenas geriu a autarquia nos dois últimos meses do ano passado, daí que em avaliação tenham estado «as contas do PS», como referiu o democrata-cristão António Granjeia.

«Os dois partidos no poder praticamente não tiveram qualquer intervenção, apenas se limitaram a conferir as contas», referiu.Carlos Candal, o mais interventivo deputado municipal do PS, afirmou que o relatório «é um grande elogio a Alberto Souto».

O anterior presidente da Câmara «fica na história de Aveiro», disse, acrescentando: «Daqui a 20 anos ninguém se lembra das dívidas, apenas das obras».

Num momento de maior exaltação, disparou um «cresça e apareça» dirigido a Carlos Martins, jovem membro do CDS/PP que insinuara que os socialistas estão a «descolar» do trabalho que Alberto Souto realizou nos oito anos em que liderou o município.

«No PS ninguém quebra a solidariedade com Alberto Souto», afiançou Candal.PSD e CDS/PP insistiram sobretudo na dívida acumulada pela Câmara durante a gestão socialista e na baixa taxa de execução orçamental, a rondar os 33 por cento.

O «popular» Jorge Nascimento chamou ainda a atenção para a quantidade de processos litigiosos em que a autarquia está envolvida, realçando que é necessário «melhorar a diplomacia» camarária.No Relatório de Gestão, Prestação de Contas e Balanço Social de 2005 que apresentou à AM, Élio Maia, actual presidente da Câmara, refere que o documento é o «ponto de chegada de um conceito de administração municipal».

«Uma outra concepção de gestão, particularmente no que respeita às finanças municipais, que nos responsabiliza e com a qual nos comprometemos, ficará patente no próximo balanço anual da actividade municipal», frisou. »


in Diário de Aveiro 2006-05-10