quarta-feira, maio 31, 2006

CDS-PP Aveiro e a privatização da MoveAveiro na AveiroFM

Privatização da MoveAveiro não assusta líder do PS

O líder do PS/Aveiro, Raul Martins, garantiu à rádio Aveiro FM que não rejeita o concessionamento do serviço municipal de transportes ou a entrada de empresas privadas na MoveAveiro.

«Tudo o que seja para melhorar os serviços é bom, sem perturbar minimamente os direitos dos trabalhadores», afirmou no «É Notícia», programa semanal de debate daquela estação.

O presidente da Comissão Política Concelhia dos socialistas afastou preconceitos sobre a administração particular de empresas. «A gestão pública não é melhor nem pior que a privada. Há boa e má gestão no público e no privado», notou.

Raul Martins lembrou que ainda se sabe «pouco» sobre o interesse de um consórcio de empresas no controlo da MoveAveiro, empresa municipal de mobilidade. Mas salientou que o importante é que a instituição, criada no mandato anterior, era o socialista Alberto Souto presidente da Câmara, seja «bem gerida».

O dirigente do PS diz que resolver os problemas da MoveAveiro é «ainda mais complicado» do que solucionar o défice de exploração dos Serviços Municipalizados de Aveiro.

«Aveiro é das poucas cidades com transportes municipais, inclusive fluviais, o que é um problema acrescido», salientou, advertindo que além de ser necessário garantir a rentabilidade económica da empresa é também preciso assegurar a prestação de serviços sociais.

«O facto de haver interessados leva a pensar que a empresa pode ser viável e rentável, o que é positivo para o município», disse Carlos Martins, do CDS/PP, queixando-se de que «a gestão não tem sido positiva ao longo dos anos».

«As iniciativas privadas são de louvar. Não há que ter medo da concorrência nem do capital privado», acrescentou, alertando para a necessidade de «combater a aversão à mudança» que pode ser revelada pelos trabalhadores e sindicatos.

«Não me parece que tudo o que é privado é bom», respondeu Nelson Peralta, do Bloco de Esquerda, para quem os «serviços básicos» devem ser mantidos no sector público.

No sector dos transportes, o «desinvestimento» começou com Alberto Souto, tendo sido reduzido o número de linhas dos autocarros.

Segundo Nelson Peralta, a gestão da MoveAveiro por privados irá privilegiar o lucro, o que poderá resultar na redução da oferta de serviços, na eliminação das rotas menos procuradas ou no aumento de preços.

Outra possibilidade é que as linhas com menos utilizadores sejam mantidas «às custas de subsídios da Câmara».

in Diário de Aveiro 2006-05-31