quarta-feira, dezembro 07, 2005

12º Ano com menos exames...

Segundo sugestão do nosso Governo, parece que os exames do 12º ano de escolaridade vao ficar reduzidos a apenas 3. Mas só para alguns...porque quem quiser continuar os estudos no ensino superior, terá que fazer o actual numero de exames. Ora, desculpem-me se parece que tenho a mania da perseguição, mas peço-vos que me sigam o pensamento: se so quem nao quer estudar no ensino superior é que vai ter menos exames, entao a medida parece criar 2 escalões de 12º ano; se aqueles que pura e simplesmente nao conseguem terminar o 12º, vao ter mais facilidades, ha mais pessoas a acaba-lo, estatisticamente; só vejo uma vantagem nisto, dado que nao vai preparar ninguem melhor para o mercado de trabalho: a vantagem é aparecerem mais pessoas com o 12º ano terminado. Agora talvez a pergunta esteja a latejar por voces leitores: mas quem é que quer pura e simplesmente aumentar o numero de pessoas com diploma do ensino secundário!? Pois bem, eu lembro-me de um dos objectivos do tal Plano Tecnológico, que parece que assim ja vai ter pelo menos um objectivo cumprido, sem muito esforço. Sem nenhum beneficio prático tambem...mas isso é o Governo que temos...